terça-feira, 1 de julho de 2008

O comportamento do consumidor nas suas decisões de compra
por : Cássia M. S. da Matta
01/07/08

O comportamento do consumidor sobre suas escolhas de compra é aprendido, através do desenvolvimento. Segundo Vygotisky nosso cérebro é flexível,se adapta e funciona dependendo do ambiente. Esse desenvolvimento é contínuo desde o nascimento, e é de natureza biológica.
A história cultural do ambiente no qual o sujeito está inserido alarga suas potencialidades de forma diferente de um sujeito para outro, e, certamente esse fator é bastante relevante nas suas decisões de compra. A cultura é o elemento determinante no nosso desenvolvimento psico-social, onde ninguém possui a mesma história, as mesmas preferências. Fatos ocorridos na história de cada pessoa definem sua singularidade em cada momento da vida.
A publicidade trabalha esses estudos relacionados ao comportamento dos indivíduos, buscando uma relação mais direta com o público no qual deseja atingir. Através da mediação dos signos, que é característica tipicamente humana de representação mental possibilitando o trânsito pelo mundo simbólico, interpretando o objeto mentalmente nós o remetemos a algo único, é a nossa representação do mundo.
Os signos são constituídos culturalmente através do desenvolvimento da capacidade de representação simbólica. È essa representação que indica o que queremos ou não, o que gostamos ou não. Tudo o que somos está relacionado à nossa história cultural, que foi desenvolvida desde o nosso nascimento e nos influencia não só nas decisões de compra como também no nosso comportamento social.
Os signos são representados através da linguagem: gestual, verbal ou escrita; aprendemos desde o nascimento a reconhecer os códigos da linguagem. A função básica da linguagem é a comunicação e posteriormente o pensamento, que é fortalecido na relação pensamento-linguagem.
O homem tem a capacidade de abstrair, generalizar e classificar, se tem à disposição um termo simbólico articulado, compartilhado e organizado com regras. No ato de comunicar através do choro, gestos e expressões faciais a criança faz intercâmbio social. Quando se desenvolve em razão do pensamento, surge a inteligência prática.
A cultura submete o sujeito ao mundo em volta dele; esse desenvolvimento de dá de fora para dentro, a aprendizagem promove o desenvolvimento do sujeito.
O ser humano está sempre em processo de aprendizagem, aprende uma palavra nova, a usar um produto novo etc. O ato de experimentar também é parte do aprendizado humano, quando provamos um novo alimento ou uma calça numa loja, estamos aprendendo algo sobre esse produto, se a experiência será boa ou ruim, não sabemos antes de provar.
As nossas escolhas estão baseadas no aprendizado adquirido no meio sócio-cultural no qual estamos inseridos, é nesse ambiente que aprendemos a preferir A ou B , até mesmo o nosso gosto alimentar, que é diferente em cada cultura.
O estudo do comportamento é muito útil na comunicação, que no mundo globalizado, está cada vez mais em busca de suprir as necessidades individuais, onde cada pessoa quer fazer parte do todo, mais ser única ao mesmo tempo. È o desafio dos Mass Media, atingir à todos, mas de forma individualizada.

Um comentário:

Yuri disse...

pô cassia! postar a prova de psicologia não vale! hehehe
abraços!