quinta-feira, 3 de julho de 2008

Semiótica

Semiótica da Fotografia
Discentes: Cássia M. S. da Matta
Yuri Daltro
Semiótica:
É a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sígnicos, isto é, sistemas de significação (representação).
Semiótica da Fotografia:
É baseada na semiótica da imagem, e tem como principal característica, o fato de a foto funcionar como ícone e índice ao mesmo tempo.
Semiótica da Fotografia
• É a reprodução de aparente semelhança da realidade.
• Segundo Barthes(1980:97) “ a relatividade semântica da foto se refere ao fato de que a percepção de imagens fotográficas possui elementos culturais”, que são aprendidos e percebidos.
Ícone e ìndice
• A fotografia é um ícone por manter a relação de proximidade sensorial ou emotiva entre o signo, representação do objeto, e o objeto em si.
• O índice é parte representada de um todo anteriormente adquirido pela experiência subjetiva ou pela herança cultural.

Característica do sígno
• A principal característica do signo indicial é justamente a ligação física com seu objeto.
• A fotografia, é primeiramente um índice, pois é um registro da luz em determinado momento.
• O símbolo, de forma arbitrária estabelece relação convencionada entre o signo e o objeto.
Iconicidade da fotografia
• Para Gombrich, cita que a iconicidade contribui para a percepção da foto pela nossa preferência em observar o positivo numa fotografia; e que a percepção do negativo tem pouca correspondência com as relações óticas dos objetos que representa.
Iconicidade da fotografia
• Para Barthes (1980:86), a foto diferentemente da pintura, remete não apenas ao ‘objeto possivelmente real’, mas também a um ‘objeto necessariamente real’.
• A foto é representação referencial do objeto, não é a realidade mas a sua perfeição analógica.
Iconicidade da fotografia
• Pierce em sua definição de signo fotográfico, afirma que com respeito a sua relação com o objeto, por um lado como ícone que representa os objetos exatamente como são; como índice mantendo uma ligação física com o seu objeto, tendo a obrigatoriedade de correspondência ponto por ponto à natureza.
Iconicidade da fotografia
• Pierce em sua interpretação semiótica da fotografia, define o negativo da foto como legisigno porque através de um único negativo se pode produzir muitas como replicadas ( repetidas) do mesmo.
• Basedo na tipologia das funções pragmáticas da foto, Schaeffer (1987:130-139) a indexicalidade como a iconicidade são aspectos da utilização comunicativa da fotografia.
Iconicidade da fotografia
• A indexicalidade predomina na fotografia como um testemunho, descrição, ao passo que a iconicidade predomina como uma representação, uma demonstração.
• O signo fotográfico é ao mesmo tempo, um índice icônico e um ícone indexical. A ligação entre ambos é responsável pelo aspecto de referência na fotografia.
O signo fotográfico
• É o resultado de um processo de iconização da realidade visível dos objetos visuais materializados na expressão da imagem fotográfia.
• O código fotográfico é constituido de imagens distintivas diferenciadas com unidades mínimas de forma de expressão
Teoria Gestalt
• A teoria gestalt é baseada no princípio de que as coisas são primeiramente percebidas formando um todo. A definição de imagem é apenas um conceito verbal não clara. Uma imagem é a associação de dois conceitos matemáticos: resolução óptica ( capacidade de resolver detalhes, perceber a separação entre linhas de uma imagem), imagem acutância( define contraste local, brilho entre duas regiões vizinhas da imagem).

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